dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    
Feijão      
Feijão: conjunto de medidas para boa produtividade
Tratamento de sementes e reguladores de crescimento são algumas práticas necessárias para alcançar 80 sacas
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
01/08/2011

Para alcançar uma boa produtividade na cultura do feijão, o produtor rural deve pensar em um conjunto de medidas que, aliadas uma à outra, promovem o crescimento ideal da planta e características desejáveis para se alcançar bons resultados. O manejo ambiental e fisiológico para alcançar uma produtividade média de 80 sacas de feijão é um dos temas abordados no 2º GVS Irriga, no dia 6 de agosto, no GVS Centro de Pesquisa e Tecnologia Agrícola.

Segundo Diogo Luís da Roza, engenheiro agrônomo e pesquisador o GVS Centro de Pesquisa e Tecnologia Agrícola, o feijão é uma planta que possui duas fases muitos distintas. Uma delas é a fase vegetativa, que vai desde a emergência até os botões florais. Posteriormente, vem a fase reprodutiva, desde o surgimento dos botões florais até o momento da colheita.

— A temperatura ideal para a cultura do feijão é de 21°C a 29°C. Além disso, a cultura não tolera estresses hídricos. A partir da fase de emergência do feijão, temperaturas abaixo de 15ºC e uma umidade adequada, por exemplo, podem favorecer o aumento da taxa de fungos no solo, sobretudo dos gêneros fusarium e rhizoctonia. Caso a condição seja favorável, deve-se tomar medidas que promovam o rápido estabelecimento da cultura, como um plantio mais uniforme, a preferência por sementes livres de patógenos com uniformidade de tamanho e uma profundidade ideal — afirma o engenheiro.

Ele explica que o tratamento de sementes, por exemplo, deve ser escolhido de acordo com o histórico de doenças e pragas que podem haver no solo. No entanto, proporcionar um bom estande é apenas uma etapa do processo.

— A produtividade é fruto de vários cuidados. Outro aspecto interessante a ser observado é inerente ao crescimento vegetativo excessivo que pode ocorrer no feijão, sobretudo em solos com elevada matéria orgânica e grande disponibilidade de nitrogênio. Isso faz com que o feijão alongue seu ciclo vegetativo, aumentando a taxa de retenção foliar e acarretando perdas na produtividade — explica.

Para isso, Roza diz que o produtor pode-se lançar mão de alguns produtos, como reguladores de crescimento e alguns fungicidas que proporcionam uma redução nesse crescimento vegetativo e o equilíbrio entre o crescimento da parte aérea e o sistema radicular.

— Também nessa fase inicial, é interessante a utilização de produtos que possam induzir de alguma forma a resistência natural das plantas, como os fosfitos e algumas estrobilurinas. Nessa etapa, também é recomendada a utilização de alguns produtos a base de fósforo, como o map purificado — orienta ele.

O engenheiro agrônomo conta que a planta do feijão produz uma quantidade muito maior de flores do que consegue suportar. Portanto, a queda de flores pode variar de 40% a 75%, de acordo com as condições climáticas. Nesse caso, o produtor deve proporcionar condições para o feijão reter a maior quantidade de flores possível, além de cuidados com pragas que causam ataques direto nas flores, como as vaquinhas.

— Portanto, quando se fala em produtividade do feijão, não podemos pensar em medidas isoladas, mas sim em todo um processo que vai desde a cultura anterior até todos os processos mencionados — afirma ele.

Para mais informações, basta entrar em contato com o evento através do número (61) 3601-3070.

 

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Grãos
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada